Sobre as eleições n'América

Durante toda a campanha, Donald Trump ameaçou a adversária, prometeu perseguir minorias, deportar milhares de imigrantes e construir muros.  Prometeu, também, rever Acordos e Tratados Internacionais. Usar todo o armamento ao seu dispor, caso fosse necessário.


Donald Trump enfrentou acusações de assédio e discriminação de mulheres. Chama-lhes feias e gordas. Afirma não conseguir resistir a mulheres bonitas, parece que tem mesmo de as beijar...mesmo contra a sua vontade.

A campanha de Trump foi nojenta e asquerosa. O próprio partido chegou a pedir que desistisse da corrida à Casa Branca. Não cedeu, não podia ceder. 
Hillary Clinton era a melhor candidata. Não era perfeita, mas era certamente melhor que Trump. Muito melhor. A sua longa carreira política deu-lhe a bagagem necessária para fazer uma campanha calma e serena. Sabe como funciona a Casa Branca e a sua experiência como Secretária de Estado permitiu-lhe criar fortes alianças a nível internacional, que são cruciais para desempenhar o cargo de Presidente dos EUA. Saiu vitoriosa dos três debates, porque estava mais bem preparada. Tinha tudo para ganhar estas eleições, com uma perna às costas.


Mas contra todas as expectativas, Donald Trump foi eleito o 45º Presidente dos Estados Unidos da América. E porquê? Por dois motivos:

1) Ao contrário de Barack Obama, que fez uma campanha brutal e conseguiu mobilizar milhões de eleitores que não tinham o hábito de votar, Hillary Clinton não conseguiu chegar a esse eleitorado. Não ficaram convencidos com o discurso da antiga Primeira Dama e alguns até votaram em Trump. 

2) Milhões de americanos continuam na pobreza apesar de trabalharem arduamente. Hillary Clinton, devido à sua longa carreira política, representa esse sistema que não permite que um trabalhador saia da pobreza. Trump aparece como a alternativa a esse sistema injusto e consegue reunir os votos de protesto.

Não vale a pena perdermos tempo a dizer que os americanos escolheram bem ou mal. Eles simplesmente não querem saber da opinião dos outros países. Trump tem um programa ambicioso, apresentou-o aos eleitores e ganhou as eleições. Não foram apenas os imbecis que o elegeram. O homem conseguiu votos de todas as faixas etárias e classes sociais.
Vamos ver como se sai nos próximos 4 anos. Vai ser divertido assistir e tenho a certeza de que nos lembraremos muitas vezes da família Obama.



Comentários

Enviar um comentário

Facebook

Mensagens populares deste blogue

Comentários que merecem ser post.